CLEIDE PIRES DOS SANTOS

Vice-prefeita - 2025/2028

Professora,  pedagoga, pós graduações em: gestão pública, gestão em supervisão escolar, pro gestão, Didática, prática de ensino e Metodologia. 
A minha identidade como Educadora foi se construindo ao longo de minha trajetória profissional. Filha de Professora, desde criança convivi com livros, cadernos e provas de alunos para serem corrigidos, e planos de aulas sendo elaborados. Minha mãe os trazia para fazer em casa. Esse processo pedagógico vivenciei desde que me entendi por gente.
Ser um professor é resistir! Resistir é fazer renúncias.
Fui casada com Emilio Carlos Moreli " faleceu" Tivemos dois filhos biológicos ; Gabriel e Hiago Pires Moreli ( são doutores) e Tivemos vários filhos do coração, que também já estão encaminhados nas suas vidas profissionais. 

Minha história com/ou em Rio Branco MT ✍ 


Minha família paterna chegaram na Colônia Rio Branco MT, no ano de 1968, vindo de Glória de Dourados MS,  em busca de terras mais baratas ou devolutas ( como tantas famílias na época, chegavam de todos os recantos do Brasil)
Minha mãe professora e Diretora da escola Rural Mista da Colônia e  meu pai Claudio Pires,  delegado nomeado da Colônia. 
no ano de 1974 meu pai faleceu e no 
 ano de 1977, minha mãe retornou comigo e meus irmãos para Glória de Dourados MS,  porque terminei o ensino fundamental na Escola Barão do Rio Branco e tinha que dar continuidade aos estudos.
O meus avós partenos e o restante da família: tios e primos,  continuaram residindo aqui em Rio Branco MT. 
Quando cursando o magistério em Glória de Dourados MS, comecei a trabalhar em sala de aula,  como  professora em várias escolas ( zona rural e nas escolas estaduais do município) Ainda em Glória de Dourados MS,  Trabalhei com a minha mãe professora Maria do Socorro, na Secretaria Municipal de Educação e o último trabalho lá foi como "OSD" ORIENTADORA SUPERVISORA DOCENTE DO CURSO LOGOS.
Ao terminar a faculdade de pedagógia no ano de 1983, e fiz o  concurso público para o Estado de Mato Grosso ( específico) para a Escola estadual, Rangel Torres de Rio Branco MT,   fui aprovada  e vim tomar posse, onde fiquei até o mês de abril daquele ano.
Devido a falta de professores com o curso de pedagógia na região e através de solicitações políticas;  me nomearam diretora da Escola Estadual Francisco Vilanova em Salto do Céu MT,  na administração do prefeito Ataíde Barbosa da Silveira.
Fiquei por até o ano de 1988 na Direção da Escola e depois o prefeito me pediu para assumir a Secretaria  municipal de Educação do município,  onde fiquei até o ano de 1990, que era já a gestão do prefeito Agnaldo Puziol. 
 O prefeito de Rio Branco MT,  Saudoso Sr.José Tavares,  construiu a Escola Municipal  Manoel Tavares de Menezes e me convidou para assumir a direção da mesma,  então retornei a Rio Branco,  ficando diretora da escola, até  o final do mandato do prefeito José Tavares. 
  E nessa transições de cargos, fui eleita para o meu primeiro mandato de Vereadora nesse município. Nas  Legislações de 1993 a 2000 ( dois mandatos)
O governo estadual (MT) em parceria com a multinacional " POLONOROESTE" CRIOU UM PROJETO DE ESCOLAS RURAIS PRODUTIVAS, PARA FILHOS DE PEQUENOS PRODUTORES RURAIS, E O MUNICÍPIO DE SALTO DO CÉU FOI CONTEMPLADO COM UMA DESSAS ESCOLAS.
No ano de 1994, 
 Fui convidada pelo Saudoso deputado Estadual Geraldo Reis e o prefeito de Salto do Céu MT, Edgar Laurindo para assumir a direção dessa escola onde fiquei até a conclusão do curso da primeira turma. Retornei em 1997 para a educação em Rio Branco MT, onde assumi a ASSESSORIA PEDAGÓGICA " DE RIO BRANCO MT  REPRESENTANTE DA SEDUC NO MUNICÍPIO. Fiquei por 15 anos. 
Ah, ia me esquecendo! Fui Coordenadora Pedagógica da escola Estadual 22 de Maio e a convite do  ex vereador Edinho Reis, fui coordenadora da CRECHE FILANTRÓPICA LAR DOS PEQUENINOS, por 6 anos, "TRABALHO VOLUNTÁRIO"
Bom...Encerrando meu trabalho na educação Estadual "aposentadoria" trabalhei com contrato como professora na escola Manoel Tavares na gestão da prefeita,  professora Neuza Maria. 
E na gestão do prefeito Antonio Xavier De Araujo Totonho, Fui Secretaria Municipal de Educação até o ano de 2020 .
Ufaaaa!!! Uma jornada grande na Educação! Não só na educação do município, como também nas causas sociais. 
Amo Rio Branco e sempre me dediquei em função da sua melhoria. 
Acredito que eu tenha feito um pouco de tudo nesse município. 
Na educação,  festividades,  no social ( até decoradora eu fui kkk)
Hoje,  ano de 2025 estou iniciando uma nova missão. 
Sendo a primeira mulher eleita 
Vice-prefeita  do município de Rio Branco MT. 
Vice-prefeita com muito orgulho do prefeito Pabollo Victor,  com 32 anos de idade, sendo eleito com uma expressiva votação que vai ficar na história desse município.

CLEIDE PIRES DOS SANTOS